A linda Belfast City Hall fica numa praça ocupando um quarteirão. Construída em 1906, nosso hotel ficava bem atrás dela.
Na frente, na Donegall, comércio farto e não exatamente barato, afinal estamos no Reino Unido. Mas é por lá que você encontrará Zara, Boots, Marks and Spencer e Primark, com seus casacos mara de 40 pounds.
Entramos para fotos e uma visita guiada de cerca de 1 hora na luxuosa prefeitura. Vejam só:
E o prédio a noite com sua iluminação digna de palmas:
Rua atrás da prefeitura. Os prédios comuns são todos iluminados também.
E então fomos conhecer a The Crumlim Road Gaol. Meio freaky, sabem? Agora, 4 meses depois, não me parece mais tão assustador, mas no dia me senti muito mal.
Publiquei no Viaje na Viagem (essa viagem eu fiz como enviada especial deles e convidada pelo Tourism Ireland):
“A Crumlin Road Gaol foi fechada em 1996 e então restaurada após 150 anos de reclusão, conflito e execuções. Passaram por lá homens, mulheres e crianças que viveram dentro de suas paredes por causa da segregação política de prisioneiros republicanos. É um tour para os fortes.
Lá dentro você passa pelo túnel que ligava o Tribunal às celas, visita as celas agora restauradas e ambientadas como uma prisão do século XIX e também a cela pré-execução. E então vê a forca onde morreram 17 condenados (o último em 1961). Eu já disse que era um tour para os fortes?
Saí de lá com a sensação de ter sido mastigada e pisoteada por cangurus. Mas o prédio é lindo, a restauração foi impecável e só não compreendi por que nosso guia sorria tanto. Não me pareceu adequado, sabem?
Aberto todos os dias, com o 1º tour às 10h e o último as 16h30.
Preços em outubro 2013: adultos – £7.50, grupos com mais de 8 pessoas – £5.00 por pessoa. Há pacotes familiares (2 adultos e 2 crianças) por £22.00, mas acho altamente recomendável não levar crianças com menos de 16 anos. Eu já falei que é um passeio para fortes? Fiquei tão impressionada!”
Hoje essa sensação diminuiu, mas honestamente ficou uma coisa ruim. Não sei se foi a sala pequena opressiva onde os prisioneiros esperavam para serem conduzidos à corte, se foram as celas, se foi a cela maior com cama e bíblia ao lado da sala da execução, se foi a forca ou o caixão. Foi muito forte pra mim.
E para aliviar o clima pesado, aqui as fotos do The Merchant, hotel 5 estrelas com um bar incrível e lobby puro luxo!
Próximo post, terminando Belfast, Titanic Experience.
Parte deste texto foi publicado no Viaje na Viagem primeiramente. Fui como enviada especial nessa viagem representando o VnV e convidada pelo Tourism Ireland. Foi uma viagem patrocinada, uma press trip. Aqui eu irei desmembrá-lo e por mais detalhes e mais fotos também.
Vou contar sobre Dublin, Howth, Bushmills e Belfast.