Nada em Portugal me deixou tão emocionada quanto este lugar.
Não sei se pela grandiosidade, pela conservação, por Camões, por Vasco da Gama, pelo Cristo em Madeira de 12xx, pelaos lindos vitrais, pelas capelas, jardim, Herculano, etc.
Foram tantas coisas…e sinto saudade de lá.
Havia uma exposição muito bacana, falando da evolução da humanidade nos últimos 500 anos – comparando assim a idade do próprio Mosteiro.
Eu recomendo que se vá com bastante tempo. Nossa visita foi corrida, ele fechava às 17h e logo escureceu, o que acabou tirando do nosso roteiro, juntamente com a chuva, a Torre de Belém. Ali é passeio para o dia inteiro, pois tem o museu ao lado, os jardins em frente, a Torre um pouco mais adiante, o Padrão em frente e ainda os Pastéis de Belém.
Ah, que vontade de voltar!
Mô, também achei o mosteiro dos Jerônimos lindíssimo!
Uma visita que ficou marcada na minha memória para sempre. Lembro principalmente de um momento, quando vi o Pedro parado, por mais ou menos uns 5 minutos, em frente ao Cristo de madeira. Ele ficou admirando, sozinho, aquela obra de arte lindíssima. Fiquei observando de longe – ele não percebeu – mas fiquei imaginando o que estaria passando na cabecinha dele vendo aquele Cristo. Não perguntei a ele o que ele estava pensando e também não disse a ele até hoje que eu o estava observando. Também não quero saber, quero morrer curioso cultivando a memória daquele momento. Sabe, eu não sou muito religioso, muito menos os meus meninos, mas confesso que fiquei emocionado naquela hora
bjs.
Mô, legal você ter passado lá no DCPV ( mas poderia ser pelo menos uma derivadinha ou um integral e não cálculo em alemão !rs).
E melhor ainda, eu ter passado por aqui e ter conseguido reafirmar mais ainda que preciso ir a Portugal. Nunca gostei muito das terras lusas mas através da culinária e de relatos como o seu, Portugal entrou na lista a ser visitada rapidamente. Parabéns pelas fotos e pelo relato. Vou linká-la e assim me obrigo a dar uma olhada por aqui com frequencia !
Pois é, Zé…aquele é um lugar especial mesmo!
Edu, precisa mesmo! E prepare-se, pois os pães são tão divinos como os doces! Obrigada pela visita! 🙂
Mô, você estava inspirada mesmo, as fotos transparecem isso…esse é o meu tipo de lugar também: que beleza, que paz…
Mô,
O Monasteiro dos Jerônimos é muito impressionante. É emocionante olhar as fotos e descobrir uma arquitetura assim do majestosa. Uma bonita descoberta do país dos meus vizinhos. Obrigada por a dica e beijos.
Pois Mô,
Local fantástico né?
Pois foi ali mesmo que a Maitê Proença resolveu deixar seu cuspo.
Após tantos anos passei aqui para reler seus ótimos posts sobre Portugal. Vamos em setembro e o roteiro é mais ou menos igual ao seu. A parte histórica, vou imprimir. Super completa e didática. Achei muito interessante fazer de Alcobaça um ponto estratégico para bate-voltas. Um bj, Mô.