Gramado é uma fofura. Sabem aquela cidade que você sempre tem vontade de retornar porque é uma lindinha? É assim com Gramado com sua arquitetura influenciada pelas colônias alemã e italiana.
A pouco mais de 1 hora de carro saindo de Porto Alegre, com uma estrada bem pavimentada e sinalizada, porém pedagiada, é um bom destino para 2 ou 3 dias de descanso. A estrada também é lotada de hortênsias e fica linda nas floradas.
Gramado tem pouco mais de 33 mil habitantes (dados de 2009) e sua população cresceu 15% desde que estive lá em 1999 pela 1ª vez.
O comércio cresceu e ficou bem melhor, não vende mais apenas bugiganga para turistas, chocolate e lãs. A gastronomia também melhorou muito e hoje há várias opções de bons restaurantes e cafés.
Gramado também faz o turismo acontecer com atrações o ano todo, não somente no inverno. Pude ver o Natal Luz e a Páscoa e a cidade fica ainda mais legal toda enfeitada.
Com um pouco de sorte você pode ver nevar por lá, mas nunca no Natal…rs.
Gramado também tem importantes feiras de negócios e é bom olhar o calendário de eventos se quiser fugir da muvuca.
Bom, é isso. Minha última viagem foi em março de 2011.
Que linda! Preciso voltar…Foi a primeira viagem turística que fiz na vida qdo era jovenzinha. Poe tempo nisto…
Flora, parece uma cidade de brinquedo…rs
A região é linda, tem Canela pertinho, vale a pena!
Beijo e obrigada pela visita!
Mô, que fotos, uau!! Também estou sempre querendo voltar a Gramado. Ai, ai…
Virginia, anime-se! Além de Gramado tem Canela e Porto Alegre que gosto muito!
Beijo, obrigada pela viaita!
Ops, visita! Rs
O artista Rafael Stelmaszczyk, que adotou Gramado há 10 anos, abriu exposição no Centro Municipal de Cultura de Gramado com o tema “Formas e Intuições”, que traz 44 peças em madeira. Dentro da exposição, sete peças retratam o tema “Liberdade e Escravidão”.
A Exposição, que segue até o dia 30 de outubro, é exótica e chamará a atenção dos visitantes. O artista, que cria esculturas e móveis de pequeno porte de modelo único como mesas de centro, espelhos, cristaleiras, entre outros, tem seu atelier na Rua Waldemar Frederico Weber, 835, no bairro Floresta.
(editado)