Em fevereiro de 2009 me programei para passar uma semana em Buenos Aires, mas como era a quarta vez que eu ia em dois anos, eu resolvi fazer uma coisa diferente.

Alguns amigos tinham alugado um apartamento e falaram muito bem da experiência. É possível economizar nas diárias e nas refeições – e não é pouco – além de ser perfeito para quem viaja com crianças. Assim comecei uma pesquisa nos sites de aluguel de temporada no exterior.

Existem vários sites especializados e fazer a busca do imóvel é uma parte da diversão. Encontrar um apartamento é como procurar hotel: preferimos locais descolados, mas quietos à noite; que sejam centrais, mas não necessariamente no centro da cidade; que tenham acesso fácil e com transporte público farto, mas que estejam em uma área boa de ser explorada a pé.

Você provavelmente encontrará tantas opções que ficará até confuso, mas aqui vão algumas dicas que podem ajudar:

– observe bem as fotos, elas costumam dizer exatamente o que você irá encontrar;

– leia os comentários de quem já alugou os apartamentos que te interessarem, pois estes são uma fonte de informação onde muitas vezes você vai encontrar o que não foi dito pelo anunciante;

– use o Google Street View para verificar as vizinhanças;

– pesquise também o que há por perto: supermercado, padaria, comércio em geral, afinal você não terá café da manhã pronto e abastecer a despensa é quase obrigatório.

O aluguel de temporada vale mais a pena quando é feito por períodos de no mínimo uma semana.

Depois, nada melhor do que cumprimentar o porteiro, ficar amiga da vizinha, tomar café da manhã no pequeno café que fica a 50 metros e ainda serve um croissant quentinho. É tanto que no final nos sentimos moradores de tão íntimos que nos tornamos! Que tal fazer uma experiência nas próximas férias?