juncal.jpg 

Logo no 1º dia, seguimos para Juncal.

A ida à Portugal foi motivada pelo casamento de uma prima da minha amiga. Por isso eu fui na carona dela e os parentes do noivo tinham todos casas lá.

Juncal é uma micro-cidade, ou uma vila, ou uma rua, ou uma coisiquinha muito, muito, pequenininha.

De forma alguma isso tira a graça dela. A família do noivo era um doce, fui super bem recebida, a família enorme, bem do jeito que eu tanto gosto.

O mais bacana é que é mais ou menos assim: a casa da direita, da tia, a da esquerda, da prima, em frente, da mãe, duas depois, os sogros, mais três descendo a rua, são outros primos… e por aí vai! Isso não é o máximo? Eles estavam reunidos lá desde o Natal e ficaram para o casamento e para o Ano Novo.

Havia um bosque ao lado, uma área de caça. Não sei ainda explicar o que caçavam, mas olha a plaquinha.

bosqjun1.jpg

A vista da casa dos pais do noivo era linda e dela dava para ver o castelo de Porto de Mós.

 portodemos.jpg

portodemos1.jpg

portodemos2.jpg

É tudo tão perto que as distâncias são mais ou menos assim: Batalha – 5 km, Leiria – 11 km, Porto de Mós – 4 km, Fátima – 15 km. Eu moro a 17 km do meu trabalho, então era mais perto ir à Fátima!!!

fatima.jpg

Por ali nós ficamos 3 dias e deu para ir a todos estes lugares. Tivemos sorte, pois ao sairmos do Mosteiro da Batalha, entramos em uma “casinha de informções turísticas” e conseguimos uma carona para Fátima. Eu precisava comprar meus santinhos e pagar a promessa, sabem como é.

fatima2.jpg

A noite, ao voltar para Batalha, passei o maior frio de Portugal. Gente, meu nariz perdeu o contato com o resto do meu corpo e ficou completamente anestesiado de frio. Este dia, bem como no dia da despedida de solteira, foram os dias mais frios que peguei por lá. Algo como -4ºC e -2ºC. Mas o frio de lá é diferente. Não sei explicar muito bem, na noite de ano novo eu achei a temperatura ótima e fazia 3ºC.

mostbat.jpg

Então, ficamos lá para o casamento, fomos à despedida de solteira, visitamos os castelos, o mosteiro, daí no dia 30 seguimos para o Porto, onde ficamos 2 dias e retornamos dia 31 a noite para passarmos lá o reveillon. Foi fofo, tinha fogos no castelo de Porto de Mós, vistos da sacada.

O Mosteiro da Batalha é sensacional. Não é tão bem restaurado quanto o dos Jerônimos e nem tão grande. Mas é de cair o queixo, especialmente as capelas inacabadas.

mostbat2.jpg

Eu vou fazer um post só com fotos dele, ok?