Escolhi Alcobaça como a 2ª base porque era central e muito próxima de várias cidades que queria visitar.

Mas não esperava gostar tanto de lá. Em 4 dias, você já conhece a moça da lojinha, o moço do restaurante, a senhora da loja de doces, o da padaria, quase é possível achar que sempre esteve ali, que faz parte da cidade.

img_0576

Ela é linda, tudo se faz a pé, é pequena sem ser monótona, é limpíssima. Além de tudo, está a mais ou menos 20 km de Leiria, Batalha, Fátima, Nazaré e a 90 de Coimbra e Aveiro.

img_0579

img_0582b

img_0584b

No 1º dia andamos um pouco pela cidade e ainda deu tempo de irmos até Nazaré.

O lindo Mosteiro que foi iniciado em 1178, é outra das 7 maravilhas imperdíveis de Portugal. É nele que estão enterrados Inês de Castro e D. Pedro I. Sua trágica história de amor é contada pelos portugueses e está em Os Lusíadas, de Camões.

D. Pedro casou-se com D. Castelhana, e Inês era camareira dela. Ele se apaixonou pela moça e após a morte de sua esposa, ele passou a viver com Inês.

Infelizmente, seu pai não aceitou o relacionamento dos dois e condenou-a a morte por traição. Quando Pedro subiu ao trono após a morte do pai, decretou que ela fosse honrada como rainha de Portugal.

img_0600

Ele ordenou que seus túmulos fossem colocados um em frente ao outro, para que no dia do Juízo Final, pudessem se olhar nos olhos. Na invasão francesa – lá vem Napoleão novamente – seus túmulos foram profanados e os monges cuidaram de selá-los novamente.

img_0631

Mais uma linda e triste história de amor.

img_0610

img_0630

(não sei porque as fotos estão granuladas – as originais estão normais, se eu descobrir, arrumo aqui)

img_06171

Chovia demais em Nazaré, mas consegui uma foto e almoçamos por lá. É linda, mas não vi as senhoras das saias, acho que estavam todas muquifadas em casa…

img_0633