Valparaíso, tão diferente de Viña del Mar e tão próximo.

A área histórica de Valpa foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade em 2003 pela UNESCO.

Com seus 42 morros se derramando sobre o mar, Valparaíso é uma cidade que cresceu para cima deles. Ela possui, à exemplo de Lisboa, ascensores ou funiculares que transportavam a população morro acima e abaixo.

Porém hoje há apenas 5 em funcionamento. Diz a lenda – o nosso guia confirmou – que as mulheres de lá tem as mais bonitas pernas do Chile.

Seu porto foi muito importante entre os séculos XVI e XIX. Parada obrigatória para os navios que seguiam para a Ásia passando pelo Estreito de Magalhães ou o Cabo Horn, ligando o Oceano Atlântico ao Pacífico. Tempos de piratas, exploradores e aventureiros…

Em Valparaíso está localizado o Museo Maritimo Nacional, no alto de um dos morros e próximo a um mirante de onde é possível ver toda a área do porto.

Interessante e muito bem cuidado como toda instalação militar, lá se encontra a cápsula que resgatou os mineiros que ficaram presos na mina de cobre que desabou. Eu imagino, pelo tamanho da cápsula, o sufoco que foi o trajeto, tendo que ficar por quase 1 hora dentro dela. Altamente claustrofóbico!

(lindos vitrais com mapa mundi – amo mapas!)

(a Fênix, cápsula que trouxe os mineiros de volta)

(encontrei essa coisinha, modelo do navio Endurance meu herói Ernest Shackleton em um cantinho. quase chorei!)