Valparaíso, tão diferente de Viña del Mar e tão próximo.
A área histórica de Valpa foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade em 2003 pela UNESCO.
Com seus 42 morros se derramando sobre o mar, Valparaíso é uma cidade que cresceu para cima deles. Ela possui, à exemplo de Lisboa, ascensores ou funiculares que transportavam a população morro acima e abaixo.
Porém hoje há apenas 5 em funcionamento. Diz a lenda – o nosso guia confirmou – que as mulheres de lá tem as mais bonitas pernas do Chile.
Seu porto foi muito importante entre os séculos XVI e XIX. Parada obrigatória para os navios que seguiam para a Ásia passando pelo Estreito de Magalhães ou o Cabo Horn, ligando o Oceano Atlântico ao Pacífico. Tempos de piratas, exploradores e aventureiros…
Em Valparaíso está localizado o Museo Maritimo Nacional, no alto de um dos morros e próximo a um mirante de onde é possível ver toda a área do porto.
Interessante e muito bem cuidado como toda instalação militar, lá se encontra a cápsula que resgatou os mineiros que ficaram presos na mina de cobre que desabou. Eu imagino, pelo tamanho da cápsula, o sufoco que foi o trajeto, tendo que ficar por quase 1 hora dentro dela. Altamente claustrofóbico!
(lindos vitrais com mapa mundi – amo mapas!)
(a Fênix, cápsula que trouxe os mineiros de volta)
(encontrei essa coisinha, modelo do navio Endurance meu herói Ernest Shackleton em um cantinho. quase chorei!)
Posso tirar uma dúvida não turística? Que máquina fotográfica é essa, PRECISO DE UMA AGORA! putz, que fotos liiiindaaaas, que cores, que tudo, ah pára, eu quero…
Dani,
A câmera é uma Kodak Z981, 14 Megas, zoom 26x.
Mas tenho uma ótima notícia pra você: usei efeitos na edição destas fotos que são do Picasa.
A câmera ajudou, claro, mas estas cores estouradas e a moldura borrada são do programa.
Baixa ele! Além de tudo é gratuito! :o)
Obrigada pela visita!